Igrejinha à Sapiranga

Parte 3

São os 43 km finais das Rotas do Ferrabraz, com uma altimetria acumulada mais leve de 1176 metros. Este trecho parte por estradas rurais em direção à Nova Hartz, passando pela localidade de Solitária, a qual já faz parte da encosta do Morro Ferrabraz.

 

É um trecho novamente de altos e baixos pela parte superior da encosta, passando por diversos sítios, terminando na perigosa e desafiadora descida de 2 km de Arroio da Bica chegando no município de Nova Hartz. Daí em diante são mais ou menos 7 km de estradas praticamente planas até a base do Morro Ferrabraz, a estrela maior de nosso passeio.

 

É hora de encerrar com chave de ouro o nosso trajeto, fazendo a forte escalada do Ferrabraz através de uma estrada vicinal na Tafona dos Rech. Esta é uma subida que totaliza 8km, com um pequeno trecho plano de 3km em sua metade para aquele merecido descanso das pernas. Esta é uma subida cansativa, mas recompensadora ao chegarmos no topo do Morro Ferrabraz, de onde é possível ter uma visão ampla de todo o Vale do Sinos e inclusive de mais de 50% das regiões por onde as Rotas do Ferrabraz passaram.

 

Após este momento é hora de descer o Morro Ferrabraz em direção ao centro de Sapiranga e encerrar nossa aventura!

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram - White Circle